sábado, 23 de novembro de 2013

Petrópolis recebe projeto Mulher, Viver sem Violência


A cidade de Petrópolis será o primeiro município do Rio a contar com expansão do projeto Mulher, Viver sem Violência, da Secretaria Especial da Presidência de Políticas para Mulheres.

A responsável pela expansão pioneira no estado é a deputada federal e relatora da Lei Maria da Penha, Jandira Feghali (PcdoB/RJ), junto da ministra Eleonora Menicucci.

A campanha chegará à cidade em 2014, através da viabilização de um ônibus itinerante pra operar em toda a Região Serrana, promovendo atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O polo da campanha será em Petrópolis, mas poderá também atender Teresópolis, Friburgo, Macuco e cidades vizinhas.

De acordo com Jandira, a proposta ganha forma com emenda parlamentar ao Orçamento da União no valor de R$ 500 mil: “A ideia é defender a cidadã que é vítima de violência doméstica e está distante de centros especializados de atendimento (delegacias e juizados especiais), muitos destes concentrados na capital. A viabilização de recursos ao ministério garantirá a instalação do ônibus na região com agilidade”.

De acordo com o Dossiê Mulher de 2013, divulgado neste ano pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, o município de Petrópolis é um dos que mais concentram casos de violência contra a mulher no interior do estado. Os dados, de 2012, apontam a cidade de Campos, com 1.150 casos de ameaça à mulher, seguida de Volta Redonda (1.019 casos) e Petrópolis (926 vítimas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário